domingo, 3 de março de 2013

O festival

Já há tempos andava de olho no festival anual promovido pela americana Nuclear War Now Productions em parceria com a alemã Iron Bonehead. Perdi as duas primeiras edições, realizadas em Berlim nos anos de 2009 e 2010 (em 2011 não rolou). Quando vi o cast para a terceira edição (2012), decidi que era hora. A fissura foi tanta que comprei o ingresso antes mesmo de ter dinheiro suficiente para a viagem. Dois dias, com dez horas cada, dedicados a algumas da melhores bandas de metal extremo não dá para perder!
Meu amigo, se você é fã de war black metal (aka bestial black metal, death/black metal, grind black metal), eis o festival a que deve ir. Em 2012 a banda de fechamento anunciada foi simplesmente o Blasphemy, do Canadá. Para os antigos adoradores do estilo, o Blasphemy dispensa apresentação. Para quem não é assim tão antenado com o underground metálico mais radical, vale registrar que o Blasphemy, juntamente com o Sarcófago – influência reconhecida no som dos canadenses –, estabeleceu, lá no fim dos oitenta/início dos noventa, os parâmetros do estilo, quando sequer existia o rótulo war black metal. O estouro do black metal norueguês em meados dos noventa deixou o war black metal em segundo plano, confinado ao porão do underground. Mas parece que, nos últimos anos, com a superexploração e o conseqüente esgotamento do black metal nórdico, surgiu um vácuo que vem sendo ocupado por essa versão mais visceral do black metal. Noto que tem uma galera, tanto bandas como fãs, migrando de um estilo para o outro. Repetição de história velha. Basta lembrar-se de vinte anos atrás, quando muitas bandas de death metal se bandearam para o lado do black metal.
Nesse contexto, de esgotamento do black norueguês, é que surgiu o festival anual da Nuclear War Now Productions. Em meados dos noventa, contavam-se nos dedos de uma mão as bandas ativas de war black metal. Hoje, já são vários os nomes. Dos mais conhecidos, quase todos tocaram no festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário