segunda-feira, 1 de abril de 2013

Voices from the Darkside - zine

Compilações de demos, reedições de álbuns fora de catálogo, vinis pictures limitados. Nada disso atualmente é novidade no agitado mercado de relançamentos. A onda agora, contudo, alcança novas alturas.
A alemã Voices from the Darkside foi um dos principais zines de metal extremo, escritos em inglês, da década de noventa. Focada inicialmente no então insurgente death metal, nos anos seguintes ampliou sua linha editorial para abarcar o heavy, o thrash e o black. A Iron Bonehead (atacando de editora) publica, em um grosso volume único, a versão completa dos dez números editados durante os cinco anos de existência da revista, de 1992 a 1997. De capa a capa, incluindo os anúncios, tudo foi integralmente reproduzido. Nem mesmo a coluna (escrita em alemão) publicada na revista mainstream de heavy metal Horror Infernal, que deu origem ao zine, ficou de fora. A qualidade da impressão - tudo é em preto e branco - não é, contudo, das melhores, mas isso se deve, decerto, à qualidade do papel original do zine. De certo modo, dá um charme a mais à edição. Parece que você está lendo os próprios originais.
A edição completa da Voices from the Darkside é a primeira, mas certamente não será a última desse tipo. Em breve deveremos ter outros zines famosos daquela época reeditados, em volumes igualmente grossos, como a Slayer Mag. (Noruega), a Petrified Zine (EUA), a Blowing Thrash (Chile), a To the Death (Suécia), a Aardshock (Holanda), a Metal Forces (Inglaterra), a Metallion (Canadá) e, pq não, a nossa velha brazuca Rock Brigade.

 

 

2 comentários:

  1. O site voicesfromthedarkside.de mantém um acervo bem legal de entrevistas e reviews de vários álbuns, a maioria, creio eu, de Death Metal. Quem ainda não conseguir esse cobiçado volume pode ir matando o tempo no site... sem falar da seção de obituário, sempre atualizada. Foi por lá que eu soube da morte do Laércio, do Holder... Gabriel

    ResponderExcluir