quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dorsal Atlântica "Antes do Fim" e Leviaethan "Smile!" - relançamentos em cd

Saiu! Saiu! Saiu!
Finalmente, depois de mais de duas décadas de espera, é relançado em cd, pela Mutilation Records, um dos discos mais importantes do heavy metal brasileiro: Antes do Fim, lp de estréia do carioca Dorsal Atlântica.
Originalmente lançado em 1986, Antes do Fim trazia o Dorsal em sua fase mais radical, dentro de um cenário metálico nacional que também se radicalizava rapidamente. O famoso extremismo da banda se expressava tanto na música - que muitos bangers mais tradicionais consideravam, na época, excessivamente hardcore - como nas letras - vide, por exemplo, a autoexplicativa Morte aos Falsos. Antes do Fim tem um significado especial para mim. Foi um dos discos responsáveis por me converter de um fã convencional de Iron Maiden e heavy metal tradicional em um fã de speed metal e música extrema em geral. Meu nick name neste blogue é uma homenagem declarada a uma das faixas mais legais desse fantástico disco.
O material constante de Antes do Fim foi remasterizado a partir das fitas masters originais e o som ficou indubitavelmente mais claro. De bônus foram incluídas antigas faixas ao vivo e material bruto das sessões de gravação (com vocal guia e sem solos de guitarra), além de uma curta entrevista de rádio com o Vândalo. Absolutamente obrigatório! Só não entendi por que a capa original foi alterada (ainda que o conceito tenha sido mantido), nem por que mudaram a ordem das músicas do lp. Talvez eu seja muito chato, mas prefiro que os relançamentos preservem escrupulosamente a apresentação primitiva dos discos.
Embora não tão fundamental quanto o Dorsal, outro importante relançamento recente é o primeiro full lenght do Leviaethan, do Rio Grande do Sul. Não sei qual foi a dificuldade que impediu, durante todos esses anos (o lp Smile! é de 1989), o relançamento do velho Leviaethan - o Dorsal eu sei que foi uma briga homérica acerca de direitos autorais. Talvez tenha sido a situação pré-falimentar em que entrou a Rock Brigade, selo responsável pelo lançamento original do lp. Um indício de que houve, sim, problemas com o selo é que esse relançamento é feito de forma independente pelo próprio baixista\vocalista da banda, o Flávio Soares. Seja como for, o que importa é que esse clássico lp está novamente disponibilizado, agora em versão digital. Ao que parece não houve remasterização. O som é estritamente o original. De bônus foi acrescentada a demo de 88, Thrash your Brain. Mais uma ótima banda pinçada do lendário cenário thrash metal oitentista brasileiro.


A capa original do Antes do Fim

A capa do relançamento

A capa do Smile!, do Leviaethan

PS: A Mutilation promete ainda para o primeiro semestre deste ano de 2013 uma versão gatefolded em vinil do Antes do Fim. Item de colecionador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário