domingo, 28 de julho de 2013

Demonomancy (ITA) "Rites of Barbaric Demons"

Da Itália surge um brado furioso de ódio e vingança. Bem nas vetustas barbas do Vaticano acha-se uma das mais blasfemas e promissoras novas bandas do war black metal mundial.
Os romanos do Demonomancy (nada que ver com a banda homônima da Espanha) mostram neste longo ep de vinte e dois minutos, lançado pela Nuclear War Now!, um death/black realmente empolgante, com muitas mudanças de andamento, incluindo a presença de longas partes lentas (não tão comuns no estilo), e uma grande variedade de riffs. Os vocais seguem a linha típica do gênero e cumprem a contento seu papel. A boa produção conferiu uma sonoridade mais "aberta" - e não muito densa - à gravação: uma timbragem legal que lembra a do excelente Archgoat, da Finlândia. E não é somente na timbragem que a banda finlandesa é lembrada aqui. Também abundam no som do Demonomancy aquelas hipnóticas cadências sinuosas que são uma das marcas da banda de Angelslayer e cia. Outra influência inegável é Sarcófago antigo. Em muito momentos, principalmente nas levadas mais marciais, dá pra jurar que o velho DD Crazy assumiu as baquetas. Toques de Blasphemy, principalmente nas viradas de bateria, Black Witchery, em algumas ótimas guitarras e nos vocais, e de Demoncy (ouçam-se os riffs das partes rápidas de "Involution of Spirit into Mass"), também podem ser notados, assim como traços de death metal old school, na forma de cadências construídas por meio de pesadíssimos riffs de guitarras, na esteira do que faz o Incantation nos seus momentos mais doom - ou alguém é capaz de negar a filiação à escola John McEntee de composição naquele riff mórbido e arrastado que aparece da metade para o fim da faixa título do ep?
Sem embargo, isso não significa que o Demonomancy careça de personalidade. Mesmo uma abordagem original há de deitar raízes na tradição. É precisamente o que fazem os italianos, ao plasmar seu som a partir das referências clássicas do war black metal e do death/black em geral. Uma boa ilustração disso pode ser colhida na fulminante "Bearers of Black Arts", faixa originalmente registrada (em outra sessão) na demo de mesmo nome lançada em 2010.
Para o júbilo dos adoradores das artes negras, o full lenght de estreia do Demonomancy - "Throne of Demonic Proselytism" - acaba de ser lançado, por enquanto apenas no formato em vinil, pelo selo californiano Nuclear War Now!. Obviamente, já tratei de encomendar o meu, na caprichada versão die hard.
De todas as novas bandas de war black metal, e muitas têm surgido nos últimos tempos, o romano Demonomancy é um dos mais sérios candidatos ao posto de principal revelação. A habilidade ímpar com que a banda faz uma releitura da tradição é justamente seu diferencial e garante que não seja tomada apenas como outra cópia dos clássicos do estilo. Embora eu, pessoalmente, seja até tolerante com bandas que emulam outras (desde que a emulação seja competente), reconheço que originalidade agrega muito ao som. Ainda que não reinvente o gênero, o Demonomancy mostra que tem, sim, identidade. Este excelente ep é a prova definitiva. Que venha, agora, o full lenght!


O maléfico trio do Demonomancy 

A versão die hard do lp de estreia - "Throne of Demonic Proselytism"

Nenhum comentário:

Postar um comentário